segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

QUE GRANDE ESPETÁCULO DE FUTSAL!!

Que grande espetáculo de futsal ocorreu este domingo no gimnodesportivo do Burinhosa. Duas equipas do meio da tabela, mas um dos melhores jogos desta época. O ritmo de jogo foi impressionante, assim como o ambiente e a qualidade do futsal praticado.
Os Lobitos deslocaram-se até Burinhosa (Pataias) e encontraram um adversário que impôs um ritmo de jogo muito bom, daqueles que os Lobitos também gostam. O Burinhosa subia rápido as suas linhas e a exercia uma pressão à qual os Lobitos responderam de igual forma. A pressionarem as duas equipas, o jogo tornou-se rápido, com muita mobilidade e de grande qualidade. O primeiro golo surgiu para os homens da casa, que numa boa jogada na ala, acabam por abrir o marcador. Muito bons minutos do Burinhosa, com grande ritmo a dificultar a tarefa aos Lobitos. É novamente sobre a ala, que numa jogada em que a bola parecia controlada por um Lobito, que rapidamente é pressionado por um adversário, que ganha a bola e assiste para na zona central para um colega encostar para o 2 - 0. Estávamos a pouco mais de meio do primeiro período, quando finalmente os Lobitos conseguiram ter mais bola e agora serem eles a imprimir um ritmo elevado ao jogo. Quando menos se esperava, eis que numa jogada em que se pedia mão dentro da área do Burinhosa (no vídeo não dá para tirar a dúvida), os Lobitos pararam e o GR adversário lança rápido a bola e isola um colega que faz o 3 - 0. Faltava um minuto para o intervalo e o marcador não se alterou.
No segundo período viu-se uns Lobitos de grande nível, assim como um Burinhosa. Mas tenho que salientar a grande reviravolta que os Lobitos deram no marcador. Primeiro por João, após um bom passe de Peixinho, faz o 3 - 1. Depois é Fábio Lopes com uma boa iniciativa e após uma tabela com Borralho que faz o 3 - 2. Ainda faltavam 14’ para jogar e os Lobitos foram acreditando, mas do outro lado estava uma boa equipa que também ia criando boas oportunidades. Daniel, que hoje assumiu a 2.ª parte do jogo na baliza dos Lobitos (João Gramáta não estava a 100% após um choque com um adversário) ia parando as investidas do adversário. Mas os Lobitos, mesmo correndo riscos, estavam a fazer um jogo enorme e João a passe de Joca empata a partida a três bolas. O mesmo João, havia de fazer o seu hat-trick e colocar os Lobitos na frente do marcador, por 3 - 4, a cinco minutos do fim. Parecia impossível, num jogo bastante equilibrado, com muita intensidade, uma equipa que ao intervalo perdia por 3 - 0, vir a estar a ganhar por 3 - 4. Mas o jogo ainda não tinha acabado e apostando a jogar com o GR avançado, o Burinhosa com muita qualidade empatou o jogo a quatro bolas. Como estava a funcionar, o Burinhosa manteve o GR avançado. No entanto, aproveitando esta situação, o jovem GR Daniel, volta a por os Lobitos na frente com um golo de baliza a baliza (4 - 5), a 2’ do fim. MOMENTO DO JOGO: (poderia também ser o momento do 3.º golo do Burinhosa, precedido ou não de uma grande penalidade para os Lobitos, que alteraria em tudo o rumo do jogo, mas não se saberia como ia decorrer o resto do jogo). Por isso saliento o golo que ditou o resultado final. Numa jogada individual, num último esforço e com alguma sorte à mistura, mas esta procura-se, (pois a bola passa no meio da baliza por baixo das pernas do GR) o Burinhosa empata a partida, a 10 segundos do fim. Resultado final, Burinhosa 5 - 5 Lobitos.
Muito se podia escrever sobre este jogo, assim como criticar algumas das leituras do jogo atrás descritas. Os Lobitos podem-se queixar da forma como sofreram os golos na primeira parte, o Burinhosa pode ter feito uma primeira parte perfeita, pode-se dizer que ambas as equipas mereciam ganhar ou que o resultado é simplesmente justo, mas quero salientar aqui que o jogo foi correto, o ambiente no pavilhão foi fantástico e o jogo com duas equipas a um ritmo de outra divisão…
HOMEM DO JOGO: Apesar de ter havido vários intervenientes fulcrais em diversos aspetos do jogo, tenho que escolher João Oliveira como o Homem do jogo, simplesmente pelos 3 golos que fizeram a reviravolta no marcador (este sim o verdadeiro João dos Lobitos).

Sem comentários: