terça-feira, 23 de novembro de 2010

CONCENTRAÇÃO ATÉ AO FIM

Mais uma grande partida dos Lobitos. Pela frente estava a equipa do Viseu Futsal 2001, mais uma das equipas que muito se reforçou, que caiu no “Caldeirão do Covão”. O adversário vinha motivado, depois de um bom resultado no fim-de-semana anterior contra outra das equipas que mais bem se reforçou, o Chaves Futsal. Mas, o Viseu Futsal vinha também pressionado, sabendo que não podia perder mais pontos, para não perder o comboio da frente, depois de um mau início de campeonato. Os Lobitos tranquilos e a fazerem um início de época excepcional, iniciaram o jogo de forma relaxada e a trocar bem a bola. Já o Viseu entrou a toda a velocidade, com muita movimentação rápida e pressão em todo o campo, mas encontrou do outro lado uma equipa bem organizada e tranquila, que sempre consegui sair bem no ataque. Com o passar dos minutos o Viseu foi inevitavelmente diminuindo de velocidade e os Lobitos foram subindo a sua linha defensiva, até pressionarem no campo todo. Dado o jogo aberto, era fácil trocar bem a bola, mas as situações claras de golo eram poucas. Nem as transições resultavam, tal era a pressão na bola das duas equipas. O equilíbrio era uma constante e só de salientar duas bolas aos postes, primeiro por parte dos Lobitos e a seguir por parte do Viseu. Assim se foi para o intervalo, a registar um nulo, resultado um pouco estranho no futsal, mas justo, apesar de um pequeno maior ascendente por parte do Viseu.
No segundo período, a equipa do Viseu entrou muito pressionada, pois sentia que precisava de ganhar o jogo e isso notava-se nos seus jogadores. Estes aumentaram a sua agressividade sobre a bola, levando-os a cometerem 8 faltas. A verdade é que os Lobitos subiram de produção e pressionavam tanto, que por vezes obrigavam o adversário a jogar “com pontapé para fora”. No entanto, havia muita qualidade em campo e boas movimentações de parte a parte. A 14’ do fim, finalmente o primeiro golo da partida, para a equipa de Viseu. Após apanharem em contrapartida os Lobitos, que na insistência do seu ataque, sofrem um contra-ataque que deixa o jogador do Viseu isolado e que faz o primeiro da partida. Como é natural nestes Lobitos, foram à procura da reviravolta e obrigando o adversário a cometer faltas de forma a travar a força dos Lobitos. Apenas a 4’ do fim e de livre de 10’, Borralho empata a partida. Um minuto depois, nova falta e novo livre de 10m que Borralho não perdoa e coloca os Lobitos a ganhar por 2-1. Digamos que a equipa de Viseu se perdeu nesta altura do jogo. Desorientados, cometem nova falta e novo livre de 10m. Desta vez Borralho não consegue fazer golo, mérito do GR adversário suplente, que tinha trocado desta vez com o seu colega GR. Mas o momento de jogo acontece logo a seguir, quando um jogador do Viseu é expulso por dirigir palavras de protesto a um dos elementos da equipa de arbitragem de forma inaceitável, quando já tinha um amarelo. Aproveitando o facto de jogar com mais um elemento, Borralho faz uma grande arrancada e assiste Fábio Lopes para fazer o 3-1, apenas a 1’ do fim. O jogo não estava ganho, até porque o Viseu apostava tudo com o seu GR avançado e voltava a ter 5 elementos em campo, mas sem dúvida que este tinha sido o momento do jogo. O Viseu ainda reduz a 37’’ do fim, com um grande remate de longe e colocado, criando ainda alguma expectativa no marcador e no público que estava completamente a vibrar com o jogo, mas o marcador não sofreu mais alterações.
O resultado acaba por ser justo, apesar de se puder aceitar qualquer resultado neste jogo, dada a forte qualidade que o Viseu Futsal demonstrou no jogo. Parabéns ao Viseu pelo excelente futsal apresentado e pelo excelente jogo.
A equipa de arbitragem merece uma nota de bom, estando à altura de um jogo bastante rápido e difícil, apesar de sem casos.
Começa ser temível ir jogar ao “Caldeirão do Covão”, uma vez que três das melhores equipas deste campeonato já lá caíram… Será que assim vai continuar!? A verdade é que os Lobitos estão a fazer um excelente e tranquilo campeonato, andando nos lugares de cima. Parabéns Lobitos!

Sem comentários: