domingo, 28 de novembro de 2010

JOGAR, JOGAR E NÃO MARCAR

Jogo bastante emocionante no “Caldeirão do Covão”, com muitos golos e muita incerteza no resultado. Duas equipas em situações bastantes distintas, os Lobitos a realizarem um óptimo campeonato e o Bom Pastor a passar por grandes dificuldades nesta 2.ª Divisão Nacional. Eram duas equipas que já se conheciam do campeonato do ano anterior, no qual competiram arduamente pela subida de divisão.
O jogo iniciou com os Lobitos a assumirem todas as responsabilidades do jogo e o adversário a defender com as suas linhas defensivas muito baixas. As oportunidades iam surgindo, mas sempre inconsequentes e a maioria das vezes a bola teimava em ir na direcção do GR adversário. O Bom Pastor ia respondendo através de transições rápidas. É nesta situação que após um canto, os Lobitos perdem uma bola dividida e o adversário na transição de 2x1 inaugura o marcador. Os Lobitos aumentaram a pressão e dificultaram muito a vida ao adversário, mas não conseguiam chegar perto da baliza adversária. Numa das poucas situações, Dudu falha um golo inacreditável. Apenas a 3’ para o intervalo, João num bonito pormenor técnico, empata a partida a uma bola. Mas um balde de água fria aconteceu, contra a corrente do jogo, a 1’ do intervalo, novo golo para o B. Pastor, após um livre indirecto. Intervalo na partida, com o marcador a registar Lobitos 1 - 2 Bom Pastor.
No segundo período, os Lobitos entram a exercer muita pressão sobre o portador da bola e o adversário tem muitas dificuldades nesta fase do jogo para sair a jogar. Assim, rapidamente os Lobitos dão a volta ao marcador com dois golos de Borralho, passando para 3-2, numa altura em que a baliza adversária era massacrada com remates. Os Lobitos continuaram a pressionar e em nova transição o Bom Pastor empata a partida, contra a corrente do jogo. Nesta fase os Lobitos jogavam muito bem, pois o jogo estava com mais espaço. Ao primeiro toque e com tabelas simples, naturalmente João bisou na partida, naquele que seria talvez um dos golos mais bonitos da tarde. Lobitos novamente na frente por 4-3. Parecia incrível, os Lobitos com inúmeras oportunidades, com Fábio Lopes e João a fazerem inúmeros remates (mais de 15 cada) mas não marcavam. O Bom Pastor nas transições, faz novo golo e empata novamente a partida a 12’ do fim. Mais uma bonita jogada, terminada desta vez por Hernâni no minuto seguinte, a colocar o marcador em Lobitos 5-4 Bom Pastor. Que grande jogo faziam os Lobitos nesta fase, com inúmeras oportunidades de golo, mas a bola não entrava. De seguida, é expulso um jogador do Bom Pastor por acumulação de amarelos, mas nem a jogar com mais um os Lobitos conseguiam fazer golo, com a bola sempre a embater em alguém. A 4’ do fim, após nova transição do adversário, Ricardo GR dos Lobitos, é expulso por a bola bater contra o seu braço fora da área, quando este virou a cara à bola. Previam-se 2’ de suspanse, e o pavilhão ficou num silêncio receoso. Mas Borralho, numa saída de pressão excepcional, quando os Lobitos jogavam com menos um, passa por todos os adversários e ainda tem força para driblar o GR e fazer o 6-4 para os Lobitos. Assim o jogo teve o seu fim, com o adversário a não ter mais forças para lutar pelo resultado e do lado dos Lobitos, Fábio Lopes a ainda tentar o golo, mas por mais que rematasse a bola não entrava…
Parabéns a todos os intervenientes, num jogo que poderia ter sido muito mais fácil para os Lobitos, se a bola quisesse entrar mais vezes. Parabéns ao Bom Pastor que utilizou a transição como a sua arma forte e tirou bastante proveito disso. À equipa de arbitragem uma palavra, não se deve utilizar o seu estatuto para criar um clima tenso e de autoridade no jogo, pois o futsal é espectáculo e festa. Porque no final, acabaram por estar não muito bem na partida.

Sem comentários: