quinta-feira, 28 de outubro de 2010

"Chico apanha-os na rede", esta semana com o Grande Capitão FRED


FRED

Nome completo: Frederico Neto Domingues
Nome pelo qual és conhecido no Futsal: FRED
Idade: 33 anos
Profissão: Gerente de Supermercado
Hobbies para ocupação de tempos livres: Como não tenho muito tempo livre, tento aproveitar esses escassos momentos para estar com a minha família.
Equipa onde jogavas na época 2009/2010: Lobitos

Gostos pessoais:
Um filme: Contacto (baseado no livro de Carl Sagan)
Um livro: O mundo de Sofia de Jostein Gaarder
Uma música ou grupo musical: Rui Veloso
Um desporto (para além do Futsal): Ténis
Clube preferido: Para além dos Lobitos só mesmo o Benfica

O que representam para ti: (numa palavra)O Futsal: Paixão
A Família: Amor
Os Amigos: Sinceridade
A Guerra: Intolerância
A Droga: Dependência
A Sida: Calamidade
A Morte: Fatalidade

- Há quanto tempo praticas Futsal? O que te levou a enveredar pela prática desta modalidade?


Tudo começou há 8 anos quando ainda praticava futebol 11 já no Covão do Lobo que criamos a secção de futsal, ainda consegui conciliar as 2 modalidades durante 1 ano, mas depois dediquei-me exclusivamente ao futsal.
Posso dizer que foram os amigos que me fizeram enveredar para esta modalidade.

- Quais são os objectivos pessoais que tens para esta época na prática do Futsal?

Como este Verão fui submetido a uma intervenção cirúrgica o primeiro objectivo passa por recuperar rapidamente a condição física do final da época passada, depois trabalhar afincadamente em cada treino para ao fim de semana merecer a confiança do mister e em conjunto com os meus companheiros atingir as metas traçadas pelo clube.

- Como te defines como jogador? Quais achas que são as tuas principais características?

Posso dizer que sou um jogador de equipa. A minha principal característica talvez seja o rigor táctico, também sei jogar sem bola de forma a criar espaço para meus colegas.

- Há algum jogador com o qual te identificas, no Futsal?

Apesar de não jogarmos na mesma posição, identifico-me com o Pedro Costa (Benfica). Também por ele ser um jogador que se sacrifica muito em prol da equipa.

- Qual o melhor e o pior momento que viveste desde que praticas desporto federado?

Tenho que salientar aqui 2 melhores momentos: o primeiro enquanto jogador de futebol de 11, quando subimos a divisão de honra do distrito de Aveiro com mais de 60% do plantel composto por jogadores naturais do Covão do Lobo (é obra). O segundo foi já no futsal a subida à 3ª divisão nacional, por ser algo que ninguém acreditava ser possível!
O pior momento foi no ano passado quando me lesionei. Não tive a paciência necessária e tive várias recaídas. Isso é o que acontece quando ao longo duma carreira não se sabe o que é uma lesão.

- Como viveste a subida de divisão da época passada? Há algo ou alguém que queiras destacar nesse feito?

Olhando para o percurso dos Lobitos nos nacionais, esta subida torna-se natural. Uma Equipa, que fica 2 anos seguidos em 4º lugar e que mantém a base do seu plantel só tem, não diria obrigação, mas sim ambição de subir.
O ponto forte dessa equipa foi o querer. Lembro-me de muitos jogos em que conquistámos pontos nos últimos segundos.
Gostava também aqui destacar o meu amigo Chico (GR), que apesar dos problemas físicos que lhe foram diagnosticados não desistiu e contribuiu bastante para esta subida. Esta atitude é a ilustração do tal querer desta equipa.

- Sendo habitante do Covão do Lobo, como vez a ascensão da tua terra no panorama desportivo do País? Primeiro como habitante e depois como jogador. Tem algum gosto especial?


Não sei explicar porquê mas no Covão do Lobo sempre fomos bastante chauvinistas, talvez por ser uma freguesia limítrofe tanto do concelho como do distrito. Ver o nome do Covão do Lobo divulgado graças ao futsal a nível nacional, dá-me uma enorme alegria, e até diria um certo gozo!Como jogador acho maravilhoso puder contribuir nesta linda página da história da minha freguesia, fazendo o que mais gosto de fazer que é jogar futsal.

– Sendo o capitão de equipa que mensagem podes deixar para os que já estão e para os que chegam de novo?

Como costuma dizer o nosso presidente: “ para pertencer a esta equipa não basta ser bom jogador, temos que ser acima de tudo grandes Homens!” Este grupo sempre defendeu certos valores morais como a humildade, a lealdade, o sentido de responsabilidade, o respeito tanto pelos colegas como pelo adversário. Só assim se consegue criar um grupo forte baseado na amizade! Aos que já cá estavam só peço para receber os novos elementos tal como foram recebidos.

- Qual a tua opinião acerca do espírito de grupo dos Lobitos? Difere muito dos grupos onde já estiveste inserido? Achas que há uma boa dinâmica no grupo?

Nesta altura estamos numa fase embrionária, ou em formação desse espírito de grupo, a amizade que é um dos alicerces da “mística” dos Lobitos demora sempre o seu tempo!
Mas pelo pouco que conheço de todos, voltaremos a formar um grupo com esse espírito.
Não passei por muitos clubes mas tive a sorte de encontrar sempre grupos muito unidos, talvez isso também tenha formado a minha personalidade e visão do espírito de grupo.

- Que tens a dizer acerca dos treinos? Estão dentro do que esperavas? Sentes que tens evoluído?

Já trabalho com a equipa técnica há 4 anos e tal como eles já me conhecem, também já consigo prever o trabalho deles, por isso esperava esta pré-época. Os treinos estão a ser feitos com uma grande intensidade, o que permite uma maior aproximação do ritmo do treino ao do jogo, e isso faz com que apesar dos exercícios serem iguais aos do ano anterior, mas com um ritmo diferente a equipa sem se dar conta está a evoluir bastante. E pessoalmente penso que se estivermos com atenção temos todos os dias algo para melhorar. É preciso querer evoluir.

- Qual a tua impressão sobre o Clube, quer ao nível da sua estrutura, quer em termos de condições de trabalho?

A nível de condições de trabalho acho que poucas equipas têm a sorte dos Lobitos, tudo o que necessitamos é-nos disponibilizado. Em relação à estrutura, visto o sucesso desportivo que os Lobitos estão a alcançar em todos os escalões, acho que a direcção do clube tem um grande desafio pela frente que é conseguir acompanhar e corresponder a esse crescimento, e acredito que tal como nós com muito trabalho e dedicação, irão conseguir.

- Colectivamente o que esperas desta temporada, e até onde achas que podem ir os Lobitos?

O principal objectivo passa pela manutenção na 2ª divisão, mas o grande objectivo é ganhar jogo a jogo. É claro que não vamos ganhar todos os jogos, mas temos que entrar em campo com essa vontade, porque só assim se consegue alcançar o nosso objectivo.

- Quais são as tuas impressões do Futsal ao nível distrital e ao nível nacional? E se acha que o Futsal tem contribuído para a divulgação de novos valores do desporto nacional?

Penso que o futsal tem sido um dos desportos que mais evoluiu mos últimos anos em Portugal, tanto a nível de praticantes como a nível de metodologia de trabalho.
Penso que a nível distrital (salvo raras excepções) o jogo ainda é muito baseado nos valores individuais dos jogadores, mas a nível nacional a qualidade individual por si só não basta, as equipas trabalham muito mais a parte táctica colectiva do jogo.

- Este último espaço é para escreveres sobre algo que tenhas a dizer e que não te tenha sido perguntado, se quiseres
Se possível deixa uma mensagem aos adeptos do Clube


Em qualquer desporto o futuro da modalidade passa pela sua formação. Neste momento somos vice-campeões europeus de futsal, o Benfica ganhou no ano passado a UEFA Cup de futsal, temos um campeonato nacional cada vez mais competitivo!
Por isso neste momento que somos uma das potências do futsal mundial, temos que apostar cada vez mais na formação e acima de tudo apostar nesses jovens com talento quando eles chegam a seniores, porque senão o trabalho todo de formação terá sido em vão!!!
Este ano será o maior desafio que vamos enfrentar, por isso conto com todos os “Lobitos” a apoiar a nossa equipa. Façam do nosso pavilhão um verdadeiro “inferno” para os nossos adversários, porque nós trataremos com muito trabalho e espírito de sacrifício de vencer todos os jogos!

Sem comentários: