quarta-feira, 6 de outubro de 2010

"Chico apanha-os na rede", esta semana com o reforço JOCA


JOCA foi apanhado na rede, e responde às minhas questões:

Nome completo: Jorge César Botelho
Nome pelo qual és conhecido no Futsal: JOCA
Idade: 35 anos
Profissão: Director de Qualidade
Hobbies para ocupação de tempos livres: Tomar conta do Leo
Equipa onde jogavas na época 2009/2010: G.D.Gafanha

Gostos pessoais
Um filme: Balbúrdia na Quinta (meus e do Leo)
Um livro: Crónica dos bons Malandros
Uma música ou grupo musical: My Way
Um desporto (para além do Futsal): Futebol
Clube preferido: F.C.Porto

O que representam para ti: (numa palavra)
O Futsal: Amigos
A Família:Apoio
Os Amigos: Apoio
A Guerra: Morte
A Droga: Dependência
A Sida: (o meu entrevistado optou por não responder)
A Morte: Fim

- Há quanto tempo praticas Futsal? O que te levou a enveredar pela prática desta modalidade?

Comecei a praticar Futsal em 94 participando então nos CNU (Campeonatos Nacionais Universitários), federado vou para a minha nona época. O facto de no Futsal conseguir atingir patamares mais elevados, jogar contra as melhores equipas e os melhores jogadores a nível nacional coisa que enquanto praticante de Futebol não estava ao meu alcance. Também penso que é uma modalidade em que a participação no jogo é mais frequente.

- Quais os objectivos pessoais que tens para esta época, na prática do Futsal?

A nível pessoal demonstrar-me que ainda sou capaz de jogar a este nível conhecer uma nova realidade (Lobitos) e aproveitar para fazer novas amizades. Colectivamente conseguir a manutenção, objectivo ao qual a equipa se propõe. Não desiludir as pessoas que acreditaram em mim e me convidaram para fazer parte deste projecto.

- Como te defines como jogador? Quais achas que são as tuas principais características?

A definição foi mudando ao longo dos anos. Já fui um jogador com características diferentes das que tenho agora. Penso que a minha mais-valia de momento possa ser a experiência adquirida ao longo dos anos que pode ser aproveitada em prol da equipa, principalmente no que possa ajudar na evolução dos meus colegas mais novos.

- Há algum jogador com o qual te identificas, no Futsal?

Qualquer jogador que goste de trabalhar, que ponha o colectivo em detrimento do individual pode ser uma referência para mim.

- Qual o melhor e o pior momento que viveste desde que praticas desporto federado?

Os melhores momentos foram a vitória no CNU e a participação no jogo no pavilhão da luz contra o Benfica em representação da UTAD. O pior foi uma sucessão de lesões durante o ano de 1999.

- Qual a tua opinião acerca do espírito de grupo dos Lobitos? Difere muito dos grupos onde já estiveste inserido? Achas que há uma boa dinâmica no grupo?

Ao longo dos anos já apanhei de tudo, ambientes bons e maus, o que me dá alguma legitimidade para dizer que o ambiente existente é bom. A dinâmica de grupo é muito boa.

- Que tens a dizer acerca dos treinos? Estão dentro do que esperavas? Sentes que tens evoluído?

Bons. Já tinha conhecimento da forma de trabalhar nos Lobitos, razão pela qual não estou surpreendido com o tipo de trabalho que temos feito. Como atleta penso que me enquadro nesta maneira de trabalhar. Quanto à evolução soando um pouco a frase feita, penso que podemos evoluir todos os dias, coisa que tem acontecido neste início de época.

- Qual a tua impressão sobre o Clube, quer ao nível da sua estrutura, quer em termos de condições de trabalho?

A impressão é boa, aliás já era. Penso que a presença constante de directores no treino, do fisioterapeuta e a assiduidade dos atletas é prova disso. As condições de trabalho são boas. De salientar o facto de ter instalações próprias, coisa que a grande maioria dos clubes não dispõe, estando sempre dependentes das vontades alheias para conseguirem trabalhar nas melhores condições.

- Como sabemos já era intenção do treinador Vitor Blanco, ter-te como jogador nos Lobitos, há algumas épocas? Porque só agora?

Como sabemos uma das dificuldades é a distância, principalmente para os jogadores da zona de Aveiro. Para quem me conhece e foi conversando comigo, o Vitor é um deles, um dos meus objectivos sempre foi jogar na divisão mais acima possível, coisa que me foi permitido fazer como atleta do G.D.Gafanha. Este ano as coisas inverteram, subida dos Lobitos e descida do GDG, razão pela qual, não fugindo aos meus princípios, aceitei de imediato o convite que me foi feito.

- Depois da na época passada teres descido de divisão, sentes-te motivado para esta nova etapa? Não sendo já um jovem no Bilhete de Identidade, para a pratica de desporto federado, que te faz continuar a treinar e a jogar depois de tantos anos?

O vício. Não é fácil ao fim de tantos anos abandonar. Neste caso encontra-se motivação pelo facto de ser uma casa nova onde tenho que demonstrar o meu valor e principalmente não desiludir as pessoas que me convidaram para fazer parte deste projecto.

- Sempre foste visto como um líder dentro do campo e quase como um jogador para constantemente jogar 40 minutos. Sendo uma característica do treinador Vitor Blanco proceder à rotação da equipa durante o jogo, sentes-te preparado para puder jogar menos?

Não. É uma característica em que vou tentar mudá-lo.
Agora mais a sério. Tudo depende da realidade dos clubes. Para dar como exemplo do G.D.Gafanha não era só eu que jogava os 40 minutos. Havia colegas meus que também o faziam. Tudo depende da relação quantidade/qualidade que existe no plantel. Acredito que no caso de 2 ou 3 clubes da 1ª isso não se verifique, mas talvez nos restantes clubes haja jogadores que actuem os 40 Min. A experiência diz-me que também se ganham jogos utilizando apenas 6 ou 7 jogadores. No caso dos Lobitos, felizmente, penso que quer em quantidade quer em qualidade o clube está bem servido razão pela qual o treinador possa ter a rotatividade como uma característica. Jogarei o tempo que for preciso, sempre tendo os objectivos colectivos em primeiro lugar.

- Colectivamente o que esperas desta temporada, e até onde achas que podem ir os Lobitos?

A manutenção como principal objectivo penso que é ser realista em função das condições do clube. Com mais alguma ambição poder-se-á conseguir este objectivo com maior tranquilidade apontando para uma classificação entre o 6º/7º lugar.

- Quais são as tuas impressões do Futsal ao nível distrital e ao nível nacional? E se acha que o Futsal tem contribuído para a divulgação de novos valores do desporto nacional?

Estamos numa fase em que se nota que quisemos crescer depressa demais. A comprova-lo as desistências de diversas colectividades bem como o desinvestimento por parte da maioria dos clubes, principalmente os que fazem parte da 1ª divisão. Estamos a cometer os mesmos erros que foram cometidos nos clubes de Futebol de 11, prometendo o que não se pode, o que em poucos anos fez com que se extinguissem um elevado número de clubes, alguns até com títulos nacionais da modalidade. Quanto aos novos valores claro que sim. As audiências de alguns jogos de Futsal têm sido elevadas fazendo com que se conheçam e admirem os jogadores que neles participam. O Ricardinho é disso um bom exemplo.

- Este último espaço é para escreveres sobre algo que tenhas a dizer e que não te tenha sido perguntado, se quiseres
Se possível deixa uma mensagem aos adeptos do Clube

Compareçam. Apoiem o clube no que puderem e da forma que puderem. Os clubes sem adeptos não têm razão de existir. Como sabem o desporto é uma forma muito saudável de ocupação e crescimento para os jovens e nisso os Lobitos estão a prestar um serviço muito importante ao concelho. Além do mais a promoção do nome da freguesia por esse pais fora.

2 comentários:

António Pedro disse...

Grande joca.
Foi um prazer jogar contigo.
Partilhei contigo um dos melhores momentos, a vitória no CNU.
Que golão o da vitória.
Se continuares igual, os mais novos vão aprender muito contigo.
Se não leres isto espero que alguém te transmita.
Abraços e tudo de bom para ti.
O teu amigo António Pedro de Engenharia Civil.
Remember me?

Andre disse...

Joca , meu padrinho, o melhor <3