terça-feira, 18 de maio de 2010

JOGO DIFÍCIL RUMO À 2.ª DIVISÃO NACIONAL

Era o jogo mais importante da época, o jogo que podia garantir a subida à 2.ª Divisão Nacional. Os Lobitos tinham de no mínimo empatar o jogo, mas esse pensamento nem passava pela cabeça dos Lobitos. Sabiam que não era fácil, pelo valor do adversário e o sempre difícil pavilhão de Cortegaça. Os Lobitos apresentavam algumas baixas importantes por lesão (Marco e Tero), mas tinham Quintas de regresso, após castigo.
O ambiente era agradável e o grupo estava confiante. Juntavam-se alguns amigos e familiares dos Lobitos. Todos os cuidados eram poucos, contra uma equipa que estava a realizar uma boa 2.ª volta. Havia festa no Covão do Lobo, a festa anual...
Notava-se que o grupo estava unido e confiante, apesar de algum nervosismo, nem se ouvia falar do empate, resultado que também servia aos Lobitos.
Tudo decorria na perfeita normalidade, sendo os incentivos constantes de confiança.
Chegada a hora de jogo, os Lobitos entraram com Chico (GR), Quintas, Nando, João e Fred. O jogo iniciou-se com as duas equipas a estudarem-se mutuamente e com algum respeito e estudo mútuo. Ambas as equipas defendiam na linha de meio campo, não correndo grandes riscos. O jogo foi-se abrindo lentamente e começou a existir mais espaço, mas as oportunidades claras de golo eram poucas. Num período em que os Lobitos começaram a errar alguns passes (arriscavam um pouco mais), devido também ao nervosismo e do 0-0 no marcador, surge o primeiro golo do jogo para a equipa da CRECOR. Passavam 11’ de jogo, numa jogada de insistência, a bola entra na ala e num passe fantástico pelo “buraco da agulha” aparece um jogador ao 2.º poste a encostar. Este golo fez mudar tudo no jogo, nomeadamente a forma de estar e a estratégia de ambas as equipas. Os Lobitos subiram as suas linhas de marcação lentamente, e 3’ depois, Dudu ganha a bola ainda no seu meio campo e numa transição rápida, remata cruzado e empata a partida (1-1). Estava interessante o jogo, tanto que no minuto seguinte, numa boa jogada individual, a CRECOR coloca-se novamente na frente com um remate de longe. Os Lobitos pressionavam e obrigavam o adversário a defender muito recuados. Mais um minuto passado, os Lobitos voltavam a igualar o marcador por intermédio de Cláudio, a aparecer muito bem a finalizar na zona central a finalizar. A equipa da CRECOR atingia as 5 faltas nesta altura, muito cedo, mas aguentaram até ao intervalo sem fazer mais nenhuma. Jogava melhor nesta altura a equipa dos Lobitos, mais rápida sobre a bola e a impor mais velocidade ao jogo. Pressionava no campo todo à procura de outro resultado, mas até ao intervalo nada. O marcador ao intervalo registava assim CRECOR 2 - 2 LOBITOS.
No segundo período, os Lobitos continuaram a pressionar em todo o campo e numa excelente jogada individual, João “fixa” três jogadores de volta dele e consegue soltar a bola para Fred que coloca os Lobitos na frente do marcador (2-3). A partir daqui o jogo manteve-se equilibrado, os Lobitos baixaram um pouco as suas linhas e numa altura em que privilegiavam a posse de bola, Nando faz um passe pouco “tenso” e isola um adversário, que volta a empatar a partida. Nesta altura os nervos eram muitos e a ansiedade também, havendo grande vontade de ganhar por parte de ambas as equipas. Um minuto depois, em mais uma magnífica jogada individual, em que a técnica do jogador da CRECOR deixa para trás dois Lobitos, este faz o 4-3, e é a festa dos jogadores da CRECOR. Ainda faltavam 9’ de jogo e os nervos eram muitos, mas nestas alturas já se sabe como os Lobitos reagem quando estão a perder, muita garra, muita força, muito LOBITOS. Vítor Blanco coloca os jogadores que melhor pressionam em campo, pressiona em todo o campo e as oportunidades iam surgindo. Primeiro por Borralho, isolado a falhar a bola quando era só encostar. Novamente Borralho que ganha a bola na ala e isolado para a baliza (mas na ala) é puxado e impedido de fazer golo. Depois João, num remate para grande defesa do guarda-redes da CRECOR. Estava iminente o golo, a pressão era muita, até que Borralho ganha mais uma bola na ala, esta entra no meio e Tiga empata a partida a 4 bolas. Para os Lobitos era suficiente, mas a CRECOR não queria este resultado e passou a pressionar alto, à procura do golo. Havia muita ansiedade, mas os Lobitos lá iam conseguindo ter alguma posse de bola e demonstrando alguma maturidade. A CRECOR jogava bem, só arriscando pela certa e tentado sobretudo por uma boa circulação de bola e tentativas individuais na ala chegar ao golo. Jogava-se o tudo por tudo. A seis segundos do fim a CRECOR ainda pede um desconto de tempo, para através de uma jogada combinada com o GR avançado, tentar o golo, mas em nada resulta e… A BUZINA APITA E OS LOBITOS ESTÃO NA 2.ª DIVISÃO NACIONAL.
Foi a festa dos Lobitos, com muita gente nas bancadas dos Lobitos, a festejarem todos juntos.
A equipa da CRECOR deu os Parabéns aos Lobitos, esta que demonstrou muita qualidade e que o lugar em que ficaram não condiz com aquilo que demonstraram nesta partida.
Uma palavra à equipa de arbitragem, que fez uma excelente actuação, aliás as 3 equipas estão de parabéns, pelo jogo que fizeram e proporcionaram a quem o viu.
A festa seguiu para os balneários, muita alegria, muitas lágrimas, muitos abraços de união e força que esta equipa teve. De seguida a festa continuou no exterior do pavilhão com os muitos adeptos e amigos dos Lobitos que os esperavam cá fora.
A comitiva seguiu até ao Covão do Lobo, onde muitos amigos, que não se puderam deslocar (lembro que havia a festa anual no Covão do Lobo) até Cortegaça, esperavam para felicitar os Lobitos.
A festa foi grande e até às tantas da manhã, juntamente com toda a população e jovens Lobitos que recentemente se sagraram campeões distritais de Juvenis e Iniciados.
Foi uma época em grande para todos os Lobitos, está de parabéns este clube, uma palavra especial para o seu presidente Licínio Ramos: OBRIGADO!

3 comentários:

paulo alves disse...

Parabéns e boa sorte para a 2ª divisão

Anónimo disse...

QUE SORTE ..........

Anónimo disse...

Antes de mais os meus parabéns a todos os lobitos, séniores, iniciados e juvenis, por esta conquista inédita no nosso futsal..
sem dúvida um ano em cheio..

depois só para dizer ao anónimo que a sorte protege os audazes..

parabéns a todos os lobitos..

João